Arredondamento Excel | Dicas Essenciais Excel – Dica #05

Tempo de leitura: 3 minutos

A série de dicas continua, dessa vez abordando como realizar o arredondamento excel. É muito comum termos planilhas de vendas, preços, e outras quais realizam diversas operações de forma automática, nesse contexto os resultados acabam saindo as vezes de forma quebrada, tendo assim a necessidade de arredonda-los, mas esse processo sendo feito manualmente é muita chato e trabalhoso, por esse motivo resolvi mostrar como fazer isso de forma automática, vamos ver como se faz? Então continue lendo.

Não siga esse exemplo citado acima como o único motivo para você aprender a realizar o arredondamento no excel, pois poderá aparecer várias outras situações que lhe obrigaram saber como realizar essa função

Arredondamento Excel e suas Variações

Temos variações da função de arredondar no excel, tanto podemos arredondar para cima quanto para baixo e além disso estipular os parâmetros e as formas que queremos que o Excel arredonde nossos numerais. Abaixo algumas variações:

 =ARREDONDAR.PARA.CIMA(argumento1; argumento2)

 =ARREDONDAR.PARA.BAIXO(argumento1; argumento2)

 =ARRED(argumento1; argumento2)    

Com essa última podemos estipular alguns paramentos para fazer os arredondamentos, e as primeiras fórmulas realizam o arredondamento uma para cima e outra para baixo conforme descrito nas mesmas.

Arredondamento Excel como Fazer?

Como um dos objetivos desses artigos é para serem curtos e trazerem uma solução para problemas simples e comuns do dia a dia, vamos direto ao ponto e assim começar a explicar como podemos realizar o arredondamento excel.

Vamos exemplificar as 3 formas que mencionamos acima tando arredondar para cima quanto para baixo e uma última seguindo um parâmetro que nós mesmos vamos estipular.

Arredondar Para Cima Excel:

Para arredondar nossos números para cima no excel é bem fácil, mostrarei de forma prática como fazer isso, na animação abaixo realizamos uma divisão que nos apresentou um número quebrado, ai posterior a isso realizamos a função da seguinte forma.

=ARREDONDAR.PARA.CIMA(argumento1; argumento2), argumento1 refere-se ao nosso valor que será arredondado e o argumento2 refere-se a quantidade de casas decimais que vamos manter, ficando conforme exemplo abaixo:

arredondar-para-cima-excel

 

 

 

 

 

 

Arredondar Para Baixo Excel:

Arredondar para Baixo segue o mesmo conceito do exemplo acima, tendo só que trocar a palavra da forma de “CIMA” para “BAIXO”, no mais é a mesma forma, ficando assim disposta:

=ARREDONDAR.PARA.BAIXO(argumento1; argumento2)

Exemplo: 

excel-arredondar-para-cima

 

 

 

 

 

 

Arredondamento Excel com a Função ARRED

Com a função ARRED que vamos aprender agora conseguimos ter maior flexibilidade nas formas que desejamos arredondar os dígitos, com ela podemos selecionar quantas casas queremos arredondar. 

A função fica dessa forma, =ARRED(número;núm_casas), a função como vocês podem observar primeiro colocamos o número que queremos arredondar e posterior o número de casas para isso, seja 0,1,2 ou até negativas -1,-2 entre outras, conforme exemplo abaixo:

funcao-arred

 

 

 

 

 

 

Como podemos observar o número que vemos em questão é o “127,124” inserimos a função como explicado acima selecionamos ele e posterior o intervalo de quantas casas queremos arredondar após a virgula, ou até antes da virgula se colocarmos números negativos.

Obs: Fixamos a célula que contia o número que trabalhamos para que a mesma não se deslocasse quando realizamos o preenchimento automático, esse modo de fixar célula pode ser feito de maneira simples, somente pressionando o botão “F4” de seu teclado.

Agradecimentos e Considerações Finais

Espero que mais essa simples dica possa lhe ajudar ainda mais eu seu dia a dia com o Excel, espero sempre te ver por aqui em meu site acompanhando os mais novos conteúdos de Excel.

Caso queira receber nossos conteúdos de antemão além de cursos e outros materiais que disponibilizamos, inscreva-se em nossa lista Vip, não custa nada.

Inscreva-se:

Conteúdo VIP e Acesso ao Curso Gratuito AQUI!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente o Curso Gratuito de Excel alem do nosso Conteúdo VIP>

Um forte abraço!

Marcelo | Método Excel .