Como Acertar questões de Excel em Concurso Público?

Tempo de leitura: 3 minutos

Opa, beleza? Quem está escrevendo este artigo é o Guilherme Silveira do blog Dicas Sobre Concursos. Eu resolvi vir aqui no site do Método Excel para passar algumas dicas de como você pode acertar questões de excel em concursos públicos. Cada vez mais, as questões de concurso público estão aumentando o nível de dificuldade em informática. Apesar de não ser a disciplina favorita dos concurseiros, é necessário saber o básico dela para ir bem nas questões e não correr o risco de ser eliminado por culpa de uma questão de informática.

O excel cai tanto em provas porque ele está presente no dia a dia do servidor público. Após a nomeação você, com certeza, irá ter um computador para trabalhar e será necessário colocar em prática conhecimentos em Excel para fazer planilhas com prazos, produtos, receitas públicas, etc.

Eu focar neste artigo em falar sobre o que mais vem caindo em provas das bancas Cespe/Unb e FCC (Fundação Carlos Chagas). Quer gabaritar Excel em provas? Então leia esse artigo até o final!

Use o Excel no seu dia a dia

A primeira dica é muito simples: use o excel no seu dia a dia. Sempre que precisar fazer alguma tabela ou planilha, use a ferramenta para ir se acostumando com o layout da mesma. Muitas questões cobram apenas o layout do excel, assim como os caminhos necessários para realizar determinada ação dentro dele. Essa dica vale também para aprender a resolver questões de Word.

Aprenda o básico

O que é cobrado em excel nas provas de concurso é o básico, até por que são milhares de funções que existem na ferramenta e seria impossível cobrar todas. A bancas gostam muito de cobrar as funções do excel, desde a mais básica (soma) até as mais complicadas. Vamos ver primeiro o que são operadores de referência e, em seguida, entramos nas funções mais cobradas!

Operadores de Referência

Essa é a base para você começar a ir bem nas questões de excel em concursos. Os principais operadores de referência são: dois pontos e ponto e vírgula. Eles são usados para indicar o intervalo entre células. Por exemplo C1: C5 (Isso mostra o intervalo todo,C1,C2,C3,C4 e C5, para simplificar leia os dois pontos como “até” do C1 até C5).

O outro operador de referência é o ponto e vírgula. C1;C5 >>> Isso quer dizer que é para calcular apenas duas células, a C1 e a C5. A sacada é ler o ponto e vírgula como um “e” : C1 e C5.

Na prática:

C1: 5

C2: 6

C3: 9

=SOMA(C1:C3) = 20

Neste exemplo prático somamos as três células da C1 até a C3.

Principais Funções do Excel cobradas em Provas

Agora que você já tem uma base sobre os operadores de referência, é hora de aprender as principais funções cobradas em provas:

  • SE: A função SE é, sem dúvida alguma, a grande campeã em provas de concurso. Ela indica que só se tomara determinada ação SE tiver acontecido tal critério.
  • MOD: A segunda função mais cobradas em provas é a MOD, ela é muito simples, apenas o resto da divisão entre dois números. Exemplo: MOD(6;4)= 6/4 = 2. Lembrando: Não é a divisão, é apenas o resto.
  • SOMASE: Essa função é a SOMA+SE. Em provas eles cobram que só se deve realizar a soma entre dois números SE acontecer algum outro critério definido.
  • MAIOR: Por fim, a quarta função mais cobradas em provas é a MAIOR. Usando ela você terá o MAIOR número entre várias células. É importante ressaltar que ela leva em consideração os números repetidos.

 

Conclusão

Espero que possa ter ajudado você a entender um pouco mais sobre excel em concursos públicos. Não é nada difícil, trata-se apenas de decorar o que realiza cada função e depois treinar muito em questões de prova. Caso você queira mais dicas sobre informática, recomendo que leia o Manual da Aprovação em Concursos.