Como Fazer Soma no Excel | Dicas Essenciais Excel – Dica #02

Tempo de leitura: 2 minutos

Continuando nossa série de dicas essenciais sobre o Microsoft Excel, hoje abordaremos algo que é extremamente útil e indispensável no uso do excel, mas do que estamos falando? Estamos falando de mais uma operação do excel que é a de somar, então nesse artigo vamos entender as diversas formas de como fazer soma no excel.

Para realizar a soma no excel podemos fazer de várias formas, exemplificarei 3  formas diferentes para você realizar essa operação, ambas são muito simples de fazer e ser compreendidas, como mencionado acima somar é uma operação das mais importantes que tem no excel, por isso a grande necessidade de saber como fazer.

Como fazer Soma no Excel – Primeira Forma:

A primeira forma é bem simples, basta selecionar todas as células que tem valores a serem somados e simplesmente ir na guia “Página Inicial” e posterior clicar no botão Soma ou o atalho “Alt + =”, pronto! Soma será realizada.

Caso ainda não tenha conseguido compreender como fazer soma no excel com esse exemplo veja o GIF:

como-fazer-soma-no-excel

Como fazer Soma no Excel – Segunda Forma:

Outra forma simples de somar no excel é de simplesmente utilizar o sinal de ” + ” entre as células que queira realizar a soma, exemplo: 

Tenho duas células “A12 e A15″ que correspondem aos números 10 e 7 respectivamente, quero saber qual o valor da soma dessas duas células, simplesmente faço da seguinte forma, =A12+A15: Resultado obtido “17”, muito simples, não? Nessa não vou apresentar o GIF exemplificando pois se trata de uma forma muito fácil de somar, não tendo a necessidade de fazê-lo.

Como fazer Soma no Excel – Terceira Forma:

Essa última forma de realizar a soma no excel  é um pouquinho mais complicada, pois utiliza uma função, mas não é nada demais.

Simplesmente fazemos o uso da função =SOMA, o que precisamos fazer é inicia-la =SOMA e selecionar as células que vão ser somadas, um exemplo somaríamos o intervalo da célula B11 a B17 que ficaria assim, =SOMA(B11:B17) assim ele me apresentaria qual seria o resultado, lembrando que as células devem ficar entre parenteses e as células separadas por dois pontos significa intervalo e ponto e virgula significa que são somente as descritas.

Conforme GIF:

como-fazer-soma-no-excel

E ai curtiu mais essa super dicas de Excel? Espero que sim! São dicas simples mas muito importantes que você não pode deixar de saber, aproveite e se inscreva em nosso site, assim você receberá de antemão nosso conteúdo, além de Cursos Gratuitos que disponibilizamos.

Inscreva-se: 

Conteúdo VIP e Acesso ao Curso Gratuito AQUI!

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente o Curso Gratuito de Excel alem do nosso Conteúdo VIP>

Um forte abraço e até mais!

Marcelo | Método Excel