Construindo Planilha de Gastos Mensais do #ZERO

Tempo de leitura: 6 minutos

Olá, esse é um artigo do Adilson Soledade do blog Usuários do Excel, veio dar uma passadinha no nosso blog e deixou um conteúdo de valor para vocês que é Como Construir Planilha de Gastos Mensais

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Num período tão crítico para a economia, a disciplina financeira é a base para que possamos viver de acordo com a nossa possibilidade, gastando apenas o que os nossos recursos permitirem.

O Excel é perfeito para criação do tipo de controle necessário, podendo ser utilizado e compartilhado facilmente, por este motivo hoje vamos aprender a criar uma planilha de gastos mensais 

Quem não se planeja financeiramente está a merce de muitos fatores que podem trazer-lhe o fracasso financeiro, você não quer ser uma dessas pessoas? Então acompanhe até o fim nosso artigo.

Veja também: 

Antes de iniciarmos a construção, vamos passar rapidamente por conceitos básicos e definirmos os nossos objetivos.

Planilha de Gastos Mensais na Prática

Para começar, nossa planilha de gastos mensais deva ser capaz de armazenar Saldos. Eles representam a quantidade de dinheiro que possuímos em um determinado momento. Esse dinheiro pode estar na Poupança, em Contas Correntes ou em Investimentos.

Sem levar em consideração o valor do dinheiro no tempo (juros e correção), os saldos variam devido às Movimentações. Temos movimentações que representam entradas de dinheiro, e que são chamadas de Receitas. São exemplos de receitas: os salários, os valores recebidos com aluguéis, o dinheiro recebido com vendas, etc. Por outro lado, temos também as Despesas, que representam saídas de dinheiro, e que identificamos como os gastos que temos no dia-a-dia: escola dos filhos, energia elétrica, aluguel, prestações, etc.

Para facilitar a administração do orçamento, é recomendado que criemos Categorias, que permitam a classificação das receitas e das despesas. As categorias podem variar e devem fazer sentido com a forma com que cada um deseja enxergar e controlar seus gastos. Por exemplo, podemos criar uma categoria chamada Moradia, e nela classificarmos os valores gastos com aluguel, condomínio, energia elétrica, água, IPTU, etc. Da mesma forma fodemos criar diferentes categorias para identificar os saldos, como Poupança, Conta-Corrente, Caixinha, etc.

E cada movimentação, tem que ter um valor associado. POR convenção adota-se para o controle do fluxo de caixa, todas as despesas e saldos recebem o sinal positivo (somas) e as despesas, sinais negativos (subtrações).

Vistos esses conceitos, vamos estabelecer como objetivo que tenha um relatório que nos mostre, para um período escolhido, qual o saldo inicial, as despesas, as receitas e o saldo final das contas.

Definidos os conceitos básicos e os nossos objetivos, vamos criar a planilha do Excel a fazendo a construção através de um exemplo para facilitar a compreensão.

A tabela a seguir, representa um exemplo de registro das movimentações para o controle de orçamento de uma família.

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Para reduzir a quantidade de cálculos e facilitar a obtenção dos resultados, vamos utilizar tabelas e tabelas dinâmicas no Excel. (Se desejar explorar mais esses conceitos veja os artigos abaixo:

Nossos dados no Excel, ficarão com um aspecto como esse aqui:

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Para facilitar a organização das informações na tabela dinâmica, vamos acrescentar uma coluna, chamada Ordem, de forma a atribuir o valor 1 para o Tipo Saldo, 2 para Receita e 3 para Despesa. Isso pode ser feito utilizando a fórmula =SE(C2=”Saldo”;1;SE(C2=”Receita”;2;3)), inserida em F2. Assim que digitarmos a fórmula, em F2 ela é copiada para as demais células da coluna que contenham valores (uma das vantagens de se trabalhar com tabelas).

Da mesma forma, é importante diferenciarmos os meses em que ocorrem as despesas. Para isso em G2, na coluna adicional Período inseriremos a fórmula =PRI.MAIÚSCULA(TEXTO(A2;”mmm”)), para que os meses sejam exibidos com nomes de três letras, sendo a primeira maiúscula.

E finalizando, acrescentaremos a coluna Quantia, que receberá em H2 a fórmula =SE(F2<=2;E2;-E2). Assim os valores referentes ao saldo e às receitas terão sinal positivo, ao passo que as despesas receberão o sinal negativo.

Após esses ajustes, a planilha de gastos mensais fica assim:

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Selecionando qualquer célula da tabela vamos inserir uma tabela dinâmica, colocando Ordem, Tipo e Categoria como Rótulos de Linhas, Período como rótulos de colunas e Valores como o campo a ser somado.

Desta forma, obteremos uma tabela como essa aqui:

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-> DOWNLOAD DA PLANILHA <-

Comentários sobre a Planilha de Gastos Mensais:

O Total Geral representa o saldo final de cada período, demonstrado se foi possível poupar (valor positivo) ou se os gastos superam o orçamento (valor negativo).

Quando for acrescentar novos valores à tabela, é importante fazer um lançamento do saldo inicial no mês seguinte. Por exemplo, teríamos que lançar em 02/01/2016 o saldo de R$ 13.860 como saldo inicial de fevereiro.

Veja também:

Ao acrescentar novos valores à tabela, a formatação e as fórmulas serão inseridas automaticamente. Mas é necessário clicar com o botão direito em uma das células da Tabela Dinâmica e solicitar que os dados sejam atualizados para que sejam incorporados ao resumo.

Você pode adicionar recursos como gráficos de coluna para acompanhar ao longo dos meses como está funcionando da planilha de gastos mensais sobre as contas e descobrir facilmente onde pode economizar para que sobre mais dinheiro no final do mês.

Agora é Com Você, Construa sua Planilha de Gastos Mensais

Aplique tudo isso que foi explicado que com certeza a sua saúde financeira vai dar um salto, além disso irá estar praticando o uso do Excel.

Mas e ai gostou dessa dica, e aprendeu a fazer uma Planilha de Gastos Mensais? Torço que sim! Quer ter mais dicas como essas diretamente em seu e-mail? então se inscreva em nosso Curso Gratuito na aba superior alem de recebe-lo, receberá as novidades de nosso Blog de antemão.

Um forte abraço!

Marcelo | Método Excel .